terça-feira, 17 de janeiro de 2012

INTEGRAÇÃO DA TURMA



TEIA DOS AMIGOS


1- FAÇA UMA RODA COM AS CRIANÇAS E EXPLIQUE QUE, AO RECEBEREM O ROLO DE BARBANTE, CADA UMA DEVE FALAR SEU NOME, DE QUE ESCOLA VEIO E SUA BRINCADEIRA FAVORITA.

2- EM SEGUIDA, JOGUE, COM CUIDADO, O ROLO DE BARBANTE PARA UMA CRIANÇA QUE ESTEJA, DE PREFERÊNCIA, DO OUTRO LADO DA RODA. VOCÊ NÃO DEVE SOLTAR A PONTA DO BARBANTE.

3- ESTE ALUNO FALA AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ SOLICITOU E JOGA O BARBANTE PARA OUTRO COLEGA, TAMBÉM SEM SOLTAR A PONTA.

4-A DINÂMICA SEGUE ATÉ QUE TODOS SE APRESENTEM E A RODA PAREÇA UMA TEIA DE ARANHA. CONTE QUE ELA REPRESENTA A TEIA DOS AMIGOS, QUE FICARÃO UNIDOS DURANTE O ANO.

5- O ÚLTIMO ALUNO QUE SE APRESENTAR ENROLA O BARBANTE ATÉ TOMAR O LUGAR DO COLEGA QUE SE APRESENTOU ANTES DELE. E ASSIM POR DIANTE, ATÉ O ROLO VOLTAR PARA A SUA MÃO.
  
RODA DA APRESENTAÇÃO

1- FAÇA UMA RODA COM AS CRIANÇAS E EXPLIQUE QUE, AO RECEBEREM O ROLO DE BARBANTE, CADA UMA DEVE FALAR SEU NOME, DE QUE ESCOLA VEIO E SUA BRINCADEIRA FAVORITA.

2- EM SEGUIDA, JOGUE, COM CUIDADO, O ROLO DE BARBANTE PARA UMA CRIANÇA QUE ESTEJA, DE PREFERÊNCIA, DO OUTRO LADO DA RODA. VOCÊ NÃO DEVE SOLTAR A PONTA DO BARBANTE.

3- ESTE ALUNO FALA AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ SOLICITOU E JOGA O BARBANTE PARA OUTRO COLEGA, TAMBÉM SEM SOLTAR A PONTA.

4-A DINÂMICA SEGUE ATÉ QUE TODOS SE APRESENTEM E A RODA PAREÇA UMA TEIA DE ARANHA. CONTE QUE ELA REPRESENTA A TEIA DOS AMIGOS, QUE FICARÃO UNIDOS DURANTE O ANO.

5- O ÚLTIMO ALUNO QUE SE APRESENTAR ENROLA O BARBANTE ATÉ TOMAR O LUGAR DO COLEGA QUE SE APRESENTOU ANTES DELE. E ASSIM POR DIANTE, ATÉ O ROLO VOLTAR PARA A SUA MÃO.
  

ENTREVISTA COM O AMIGO

DEVE SER REALIZADA EM DUPLAS. DEIXE CLARO QUE, QUANTO MENOS OS ALUNOS SE CONHECEREM, MAIS LEGAL SERÁ A BRINCADEIRA, POR ISSO OS AMIGOS NÃO DEVEM FICAR JUNTOS. 
1- AS CRIANÇAS TERÃO 15 MINUTOS PARA FAZEREM O MÁXIMO DE PERGUNTAS QUE CONSEGUIREM AO SEU PAR SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E ANOTAR NO CADERNO. DEPOIS, O ALUNO QUE PERGUNTOU RESPONDE E O QUE RESPONDEU PERGUNTA. 
2- EXPLIQUE QUE, ALÉM DO NOME E DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, COMO A COR DOS OLHOS E DO CABELO, A ALTURA, É IMPORTANTE PERGUNTAR TAMBÉM SOBRE OS GOSTOS DO COLEGA: O QUE ELE GOSTA DE COMER, DO QUE GOSTA DE BRINCAR, QUAIS ATIVIDADES ELE FAZ FORA DA ESCOLA, SE ELE GOSTA DE ACORDAR CEDO OU TARDE, QUE LUGARES ELE GOSTARIA DE CONHECER ETC.
3- VENCE QUEM CONSEGUIR ESCREVER O MAIOR NÚMERO DE INFORMÇÕES SOBRE O COLEGA. 
DICA: VOCÊ PODE DIFICULTAR A BRINCADEIRA FAZENDO PERGUNTAS PARA AS CRIANÇAS QUE DEVEM RESPONDER PELO SEU COLEGA DE DUPLA. SE SOUBER A RESPOSTA, A DUPLA GANHA UM PONTO.

FAMILIARIZANDO-SE COM O ESPAÇO

DÊ UMA VOLTA COM OS ALUNOS PELO COLÉGIO, APRESENTANDO OS ESPAÇOS E OS FUNCIONÁRIOS QUE ENCONTRAREM PELO CAMINHO. VOCÊ PODE PEDIR AJUDA PARA AS CRIANÇAS QUE JÁ ESTUDAVAM NA ESCOLA, FAZENDO ALGUMAS PERGUNTAS, COMO: " QUEM SABE AONDE IREMOS SE VIRARMOS À ESQUERDA?", "AONDE DEVEMOS IR PARA PEGAR UM LIVRO EMPRESTADO?", "QUEM SABE CHEGAR LÁ?" "ESTE É O ... (NOME DO FUNCIONÁRIO), QUAL A PROFISSÃO DELE?"

ATIVIDADE DE INTEGRAÇAO

"AS CRIANÇAS ADORAM PORQUE, ESTÃO PERMITIDAS A ASSISTIR AS AULAS E FAZER TODAS AS ATIVIDADES COM UM AMIGO"

1- COLOQUE PAPEIZINHOS COM OS NOMES DAS CRIANÇAS DENTRO DE BEXIGAS E ENCHA. 

2- ESTOURE UM DOS BALÕES E VERIFIQUE O NOME ESCRITO NO PAPEL. A CRIANÇA SORTEADA ESTOURA MAIS UM E O COLEGA QUE ELA TIRAR SERÁ O SEU COMPANHEIRO DE ATIVIDADES DURANTE O DIA INTEIRO.

DICA: SE A SALA TIVER UM NÚMERO ÍMPAR DE ALUNOS, OS ÚLTIMOS PODEM FICAR EM TRIO.



MENSAGEM NA GARRAFA


ALÉM DE TRABALHAR A PINTURA, ESTA ATIVIDADE FAZ AS CRIANÇAS REFLETIREM E ESCREVEREM SOBRE SUA EXPECTATIVAS PARA O PRÓXIMO ANO. AS GARRAFAS DECORADAS DEVEM SER GUARDADAS ATÉ O ÚLTIMO DIA DE AULA, QUANDO SERÁ FORMADA UMA RODA DE DISCUSSÃO COM TODOS OS ALUNOS, PARA QUE ELES CONTEM SE SUAS EXPECTATIVAS FORAM CUMPRIDAS.



1- FAÇA UM DESENHO, CUBRA-O COM PLÁSTICO TRANSPARENTE E PINTE COM COLA COLORIDA.

2- DEPOIS DE SECO, RETIRE OS DESENHOS DO PLÁSTICO COM CUIDADO PARA NÃO RASGAR.

3- GRUDE OS DESENHOS NA GARRAFA (NÃO É NECESSÁRIO PASSAR COLA) E FAÇA OS DETALHES COM CANETINHAS.


4- GUARDE NA GARRAFA O PAPEL COM AS EXPECTATIVAS PARA O PRÓXIMO ANO E LACRE COM FITA ADESIVA COLORIDA. 

AUTO-RETRATO


ESSE TRABALHO PODE SER COLADO SOBRE AS MESAS DOS ALUNOS PARA AUXILIÁ-LOS A MEMORIZAREM OS SEUS LUGARES NA SALA DE AULA.






1- CADA CRIANÇA DEVE FAZER UM AUTO-RETRATO E PINTAR COM GIS PASTEL.





2- COLOQUE OUTRA FOLHA DE PAPEL SULFITE EMBAIXO DO DESENHO E RECORTE CONTORNANDO A FIGURA. 




3- GRAMPEIE AS FOLHAS PELAS LATERAIS, DEIXANDO UMA ABERTURA PARA COLOCAR BOLINHAS DE REVISTAS AMASSADAS.




4- TERMINE DE GRAMPEAR AS LATERAIS E GRAMPEIE O ROSTO NO PAPEL COLOR SET PRETO.




5- COLE UM PALITO ATRÁS DO ROSTO COM COLA QUENTE PARA QUE FIQUE EM PÉ.

ALGUNS MODELOS DE ROSTOS...
















Nenhum comentário:

Postar um comentário