Nos primeiros dias de aula, o professor alfabetizador tem uma tarefa imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe sobre o sistema de escrita. É a chamada sondagem inicial (ou diagnóstico da turma), que permite identificar quais hipóteses sobre a língua escrita as crianças têm e com isso adequar o planejamento das aulas de acordo com as necessidades de aprendizagem. Ela permite uma avaliação e um acompanhamento dos avanços na aquisição da base alfabética e a definição das parcerias de trabalho entre os alunos. Além disso, representa um momento no qual as crianças têm a oportunidade de refletir, com a ajuda do professor, sobre aquilo que escrevem.
Modelos de Atividade:
1) Circule todas
as letras que
aparecem no quadro:
A +
K ? S
H !
V m # ::
G D ()
Q
R Z
<> 8 *
% J
n F C
(_) B
x ^~ t
P 4
e U i
|
2) Observe o
quadro abaixo:
!<,:?...;>
|
+-%#x
|
21348798
|
Caneta
|
Use o lápis
para colorir de:
- azul o quadrinho com números
- vermelho o quadrinho com uma palavra
- amarelo o quadrinho com os sinais de pontuação
3)Pinte de verde
a palavra que
a Tia vai
falar:
Pernilongo
|
Boi
|
Formiga
|
4) Observe as letras do nosso
alfabeto que estão
escritas nos quadrinhos
e faça o
que sua professora
vai ler:
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
G
|
H
|
I
|
J
|
K
|
L
|
M
|
N
|
O
|
P
|
Q
|
R
|
S
|
T
|
U
|
V
|
W
|
X
|
Y
|
Z
|
|
|
|
|
Exemplo:
* faça um X nas letras que tem no seu nome
* circule a letra v
(...)
5) Ligue as palavras iguais em cada coluna
como no modelo:
DEDO casa Bola
GALO bola Casa
CASA dedo Dedo
BOLA galo Galo
Nenhum comentário:
Postar um comentário